Cachaça mineira de alambique

História

Há três gerações, a Família Medrado prepara, com todo cuidado, uma cachaça de alambique diferenciada, que encanta a mesa dos brasileiros.

Na cidade de Salinas, Norte de Minas Gerais, a família se reunia para fazer uma cachaça deliciosa, cuja fama trazia admiradores de toda a região em busca de uma dose. Essa tradição atravessou o tempo e, em 1986, ganhou o nome de Cachaça Salinas.

Na primavera daquele ano, Heleno Medrado transformou o passatempo predileto de seus familiares em uma empresa que, já em seus primeiros anos, conquistou mais uma legião de apreciadores por todo país. O segredo para esse reconhecimento nunca foi mistério. Do preparo da terra à colocação dos rótulos, cada garrafa recebe a mesma atenção. O carinho do que é feito em família, para ser degustado entre amigos, em harmonia.

O legado é mantido com a mesma dedicação, perfeccionismo e paixão, fundamentais para transformar o que poderia ser apenas uma cachaça em maravilhosas doses de alegria.

 

Cidade de Salinas

Salinas, está localizada ao Norte do Estado de Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha, com uma população de aproximadamente 60 mil habitantes. É conhecida como a Capital Mundial da Cachaça, pois detém a maior produção artesanal do destilado do Brasil e do mundo. A excelente localização geográfica proporciona solo e clima propícios para o cultivo da cana de açúcar e produção de cachaça artesanal, o que movimenta, consideravelmente, a economia regional.

De acordo com os dados da Associação Salinense dos Produtores de Cachaça de Qualidade, existem pelo menos 150 fabricantes registrados na região. As cachaças são produzidas artesanalmente em alambiques de cobre e envelhecidas nos mais diversos tipos de tonéis, destacando-se os de bálsamo e umburana (madeiras tipicamente brasileiras e produzidas na região).

Desde 2012 a região possui o Selo de Indicação Geográfica dado pelo INPI. Esta certidão afirma a originalidade dos produtos desenvolvidos em Salinas e protege os produtores locais de falsificações e da concorrência desleal de produtores não associados.

 

Produção

Na maior e mais moderna fábrica de cachaças artesanais do Brasil, todo o processo atesta a qualidade do produto. Cada lote fabricado passa por um rigoroso padrão de qualidade que preza pela pureza e pelo sabor. Buscamos atender a todas as expectativas. Desta forma, conseguimos nos destacar em meio às exigências dos mercados nacional e internacional sendo, comprovadamente, conhecidos por nossa qualidade diferenciada e tradição. Toda nossa produção é certificada pelo INMETRO.

  • Fazenda Salinas – Canavial

  • Canavial

  • Corte da cana-de-açúcar

  • Moagem da cana-de-açúcar

  • Prédios de armazenagem e produção

  • Fermentação

  • Destilação em alambiques de cobre

  • Envelhecimento

  • Engarrafamento

  • Engarrafamento

  • Rotulagem

  • Empacotamento

Prêmios

De personalidade única, a marca se tornou reconhecida por todo Brasil e se destacou das demais também produzidas na região. Hoje, para um bom entendedor, uma só dose basta. A Cachaça Salinas é sim um dos maiores ícones do segmento.

Responsabilidade Social

É dever de toda empresa estar em consonância com as recomendações internacionais para proteção do meio ambiente.

Faz parte da cultura organizacional do Grupo Salinas cumprir todas as legislações e normas vigentes para defender, recuperar e preservar o patrimônio natural dentro das suas propriedades.

Alguns procedimentos:

  • Utilização de fossa séptica no tratamento do esgoto de forma a não poluir os afluentes;
  • Reaproveitamento das águas utilizadas na produção através do processo de re-circulação;
  • Separação do lixo para reciclagem junto a prefeitura;
  • Tratamento do vinhoto advindo da destilação para ser utilizado no solo como fertilizante;
  • Utilização de bagaço para aquecer a caldeira em substituição a lenha natural;
  • Reaproveitamento dos resíduos do bagaço na alimentação do gado e outras criações;
  • Produção da matéria prima sem utilizar qualquer tipo de queimada na região do plantio;
  • Utilização de caldeiras com filtros anti-fuligens;
  • Preservação da Reserva Florestal de Macaúba nas dependências da fazenda;
  • Preservação e proteção dos rios, evitando o plantio de cana em suas margens, principalmente nas nascentes.

Visitação

A destilaria é aberta diariamente para visitações individuais ou em grupo. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos e feriados, das 9h às 15h.

O visitante irá ter uma experiência única no processo de produção de cachaça, através de vídeos técnicos com animações, visitações em campo e no processo de produção, além de poder fazer degustações e entender um pouco mais do universo da cachaça, permitindo que o próprio visitante monte seu blend preferido.

A visitação possui valor simbólico de cobrança que é revertida para compras em sua loja.

Cenário da Cachaça

Com cada vez mais novos adeptos, a cachaça vem conquistando seu lugar. Neste novo cenário, a marginalidade e os preconceitos, deixaram de existir, dando lugar a um produto de sabor sofisticado e muito apreciado. Através de shots, drinks ou simplesmente de doses, a cachaça é a pedida preferida.

Um produto nacional e de qualidade internacionalmente comprovada por seus atributos singulares. Sua origem como bebida popular não impediu que hoje a cachaça seja destaque entre os mais apurados paladares, sem tabus, distinções ou preconceitos. Seja para beber ou para o uso na gastronomia, a cachaça é a cara do Brasil.