Cachaça mineira de alambique

História

A história da Salinas, cachaçaria que há mais de trinta anos fabrica a melhor bebida artesanal brasileira, começou com uma boutique da roça, pequena loja que vendia queijos, farinhas, doces e cachaça da região de Salinas, norte de Minas Gerais.

Heleno Medrado, proprietário do empório, fazia questão de trazer todas as delícias de sua terra para o povo da capital mineira. Certo dia sua loja fora assaltada e, quis assim o destino, os únicos produtos que restaram intactos foram as cachaças. Com determinação e empenho de quem precisava criar alternativas para se manter de pé, Heleno começou a vender, de porta em porta, de bar em bar, as garrafas que haviam restado.

Neto de um antigo produtor do destilado e percebendo a boa aceitação de seus produtos no mercado, o fundador da Cachaça Salinas não pensou duas vezes e desenvolveu sua própria marca, cujo nome seria uma homenagem a sua cidade natal, hoje conhecida como a “capital mundial da cachaça”. 

Assim foram os primeiros passos de uma cachaçaria reconhecida como uma das mais tradicionais e premiadas do Brasil. Hoje, a Família Medrado mantém o legado já há três gerações, com a mesma dedicação, zelo e paixão. Uma cachaça de alambique diferenciada, que encanta a mesa dos brasileiros e proporciona momentos inesquecíveis.

 

 

 

Cidade de Salinas

Salinas, está localizada ao Norte do Estado de Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha, com uma população de aproximadamente 60 mil habitantes. É conhecida como a "Capital Mundial da Cachaça, pois detém a maior produção artesanal do destilado do Brasil e do mundo. A excelente localização geográfica proporciona solo e clima propícios para o cultivo da cana de açúcar e produção de cachaça artesanal, o que movimenta, consideravelmente, a economia regional.

Desde 2012 a região possui o Selo de Indicação Geográfica dado pelo INPI. A Indicação de Procedência está associada principalmente a fatores culturais, históricos e humanos, que incluem a técnica e o saber fazer do produtor e, por isso, são protegidos como patrimônio tradicional. Esta certidão afirma a originalidade dos produtos desenvolvidos em Salinas e protege os produtores locais de falsificações.

 

Produção

Na maior e mais moderna fábrica de cachaças artesanais do Brasil, todo o processo atesta a qualidade do produto. Cada lote fabricado passa por um rigoroso padrão de qualidade que preza pela pureza e pelo sabor. Buscamos atender a todas as expectativas. Desta forma, conseguimos nos destacar em meio às exigências dos mercados nacional e internacional sendo, comprovadamente, conhecidos por nossa qualidade diferenciada e tradição. Toda nossa produção é certificada pelo INMETRO.

  • Fazenda Salinas – Canavial

  • Canavial

  • Corte da cana-de-açúcar

  • Moagem da cana-de-açúcar

  • Prédios de armazenagem e produção

  • Fermentação

  • Destilação em alambiques de cobre

  • Envelhecimento

  • Engarrafamento

  • Engarrafamento

  • Rotulagem

  • Empacotamento

Prêmios

De personalidade única, a marca se tornou reconhecida por todo Brasil e se destacou das demais também produzidas na região.

Responsabilidade Social

É dever de toda empresa estar em consonância com as recomendações internacionais para proteção do meio ambiente.

Faz parte da cultura organizacional do Grupo Salinas cumprir todas as legislações e normas vigentes para defender, recuperar e preservar o patrimônio natural dentro das suas propriedades.

Alguns procedimentos:

  • Utilização de fossa séptica no tratamento do esgoto de forma a não poluir os afluentes;
  • Reaproveitamento das águas utilizadas na produção através do processo de re-circulação;
  • Separação do lixo para reciclagem junto a prefeitura;
  • Tratamento do vinhoto advindo da destilação para ser utilizado no solo como fertilizante;
  • Utilização de bagaço para aquecer a caldeira em substituição a lenha natural;
  • Reaproveitamento dos resíduos do bagaço na alimentação do gado e outras criações;
  • Produção da matéria prima sem utilizar qualquer tipo de queimada na região do plantio;
  • Utilização de caldeiras com filtros anti-fuligens;
  • Preservação da Reserva Florestal de Macaúba nas dependências da fazenda;
  • Preservação e proteção dos rios, evitando o plantio de cana em suas margens, principalmente nas nascentes.

Visitação

A destilaria é aberta diariamente para visitações individuais ou em grupo. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos e feriados, das 9h às 15h.

O visitante irá ter uma experiência única no processo de produção de cachaça, através de vídeos técnicos com animações, visitações em campo e no processo de produção, além de poder fazer degustações e entender um pouco mais do universo da cachaça, permitindo que o próprio visitante monte seu blend preferido.

A visitação possui valor simbólico de cobrança que é revertida para compras em sua loja. Toda Fazenda é preparada para a melhor experiência também de pessoas com deficiências.

Clique aqui para agendar a sua visita.

Cenário da Cachaça

Com cada vez mais novos adeptos, a cachaça vem conquistando seu lugar. Neste novo cenário, a marginalidade e os preconceitos, deixaram de existir, dando lugar a um produto de sabor sofisticado e muito apreciado. Através de shots, drinks ou simplesmente de doses, a cachaça é a pedida preferida.

Um produto nacional e de qualidade internacionalmente comprovada por seus atributos singulares. Sua origem como bebida popular não impediu que hoje a cachaça seja destaque entre os mais apurados paladares, sem tabus, distinções ou preconceitos. Seja para beber ou para o uso na gastronomia, a cachaça é a cara do Brasil.

E você sabe o que é a cachaça? Ela é o produto final da fermentação e destilação do caldo de cana-de-açúcar e deve ter gradução alcoólica entre 38 e 48% (Normativa de 2005). Além disso, ela só pode ser produzida no Brasil, ou seja, tomar Salinas é valorizar um produto nacional de extrema qualidade.