FAQ

O segredo de nossa qualidade está na destilação, fase na qual utilizamos o processo de separação por partes onde:

CABEÇA
Primeira parte a sair do alambique. Corresponde a cerca de 15% do volume total e é altamente tóxica. Descartamos completamente essa parte.

CORAÇÃO
Cerca de 70% da produção é considerada o corpo ou a parte central da cachaça. É a parte responsável pela qualidade dos produtos Salinas.

CAUDA
De teor alcoólico baixo, cerca de 15% correspondem a parte final e também não é aproveitada em nosso processo.

O processo industrial de produção é diferente, pois na produção em larga escala da cachaça industrial, utilizam-se, colunas de destilação, tonéis de aço-inox e a adição de produtos químicos na fermentação. Além disso não se separa a parte nobre do destilado.

No processo artesanal, a destilação é feita em alambiques de cobre e a fermentação ocorre de forma natural. A parte nobre da cachaça é separada das impurezas com o objetivo de dar mais qualidade ao produto artesanal.

A cachaça congela, como tudo que é a base de água. Porém, para isso acontecer seria necessária uma temperatura de -12° a -40° Celsius, dependendo do teor alcoólico. A água, apesar de entrar em estado sólido a 0°C, quando misturada a outros elementos, como o álcool, sofre o efeito coligativo – quando misturada a outros elementos, a água muda seu ponto de solidificação. Ou seja, a cachaça, assim como outros destilados, congela, só que a temperaturas muito baixas – que nossos eletrodomésticos não são capazes de atingir.

Ou seja, você pode manter sua Salinas em uma geladeira normal sem problemas.

Não existe uma única forma considerada “correta” para apreciar Salinas, mas podemos citar alguns fatores que contribuem para a apreciação do sabor da verdadeira cachaça.

1) O Copo
O copo deve ser curto, como os chamados “copos de shot” ou então deve ser usado o cálice de cachaça. O cálice é uma alternativa mais elegante enquanto o copo mais curto confere um visual mais rústico a bebida.

2) A hora de beber
Em primeiro lugar uma dose de cachaça não deve ser bebido de uma vez. Um cálice ou copo deve ser o suficiente para três ou quatro goles. Antes do gole é importante que o apreciador sinta o cheiro da cachaça, deixando que o olfato se acostume com o cheiro da cana e da madeira que são percebidos na bebida.

3) Durante o gole
Para quem realmente quer apreciar o sabor desta bebida tão especial, é importante que deixe a bebida na boca por um tempo antes de engolir, pois a língua revela sabores diferentes durante a degustação. Para evitar a sensação de queimação, é importante que seja observada a respiração: o degustador deve expirar todo o ar e antes de inspirar de novo engolir a cachaça.

Sim.  Como em todos produtos que dependem de insumos originários da natureza, pode haver diferenciação de um safra para outra devido a variações climáticas, agronômicas, etc.

Também pode haver diferenciação de um lote para o outro, uma vez que os tonéis de envelhecimento agem de formas variáveis, mesmo estando sobre mesmo acondicionamento.

No Grupo Salinas, temos um criterioso sistema para o controle de qualidade que visa minimizar estas diferenciações.

As embalagens de 600 ml e 1 litro não possuem tampas enroscáveis, ou seja, após abertas as mesmas não voltarão a vedar de maneira ideal. Estes são produtos destinados ao consumo rápido. Já as embalagens de 350ml e 700ml possuem tampas enroscáveis, permitindo tal vedação.

O ideal é manter a cachaça em sua embalagem original e, se possível, vendando-a com tampa de cortiça ou batoque.

Após aberta, a cachaça  poderá sofrer alteração de cor, aroma e paladar, pois em contato com oxigênio perderá alguns componentes voláteis e com o passar do tempo sofrerá oxidação.

O ideal é armazenar sua cachaça em posição vertical, evitando que o liquido tenha contato com as partes plásticas que vedam a garrafa. É importante que não seja exposta ao sol ou claridade excessiva por tempo prolongado pois poderão comprometer a qualidade da bebida levando a sua oxidação.  A oxidação da cachaça resulta em aumento da acidez deixando-a com sabor mais acentuado.

A cachaça possui prazo de validade indeterminado.